Língua Portuguesa: Gêneros Textuais Jornalísticos

Na aula de Língua Portuguesa, no dia 24 de abril, o 3º ano tinha por tema: Gêneros Textuais Jornalísticos. Utilizando a metodologia de “Sala de Aula Invertida”, a Professora Carla Patrícia Seixas havia solicitado, na semana anterior, aos alunos que lessem o conteúdo do Módulo 9 da apostila da Plataforma Eleva, em casa, e levassem exemplares de jornais para a aula do dia 24. A solicitação foi de que, em grupos, os alunos levassem um exemplar de cada publicação periódica: Extra, O DIA, O GLOBO e Jornal do Brasil.

 

Em sala, as equipes se reuniram para observar as estruturas de cada gênero, a saber: notícia, reportagem, editorial, artigo de opinião e entrevista. Também foram analisadas suas respectivas tipologias textuais (narração, dissertação-argumentativa e diálogo), a linguagem e outros recursos simbólicos utilizados para alcançar as intenções comunicativas de cada periódico.
Por fim, após essa primeira parte da análise, a Professora propôs que fosse feita uma comparação entre os quatro jornais, da seguinte forma: pelos dados levantados o que poderia-se concluir a respeito do público-alvo (perfil dos leitores), a seletividade de assuntos abordados (esportes, economia, política, cultura, moda/beleza, arte, saúde, cotidiano, “celebridades” etc.), aparente posição política defendida e o nível de imparcialidade com o qual se pratica o jornalismo por cada publicação.

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