Retorno às Aulas com Segurança!

Colégio VIP Brás de Pina Retorno Aulas Segurança e Responsabilidade

Retorno às Aulas com Segurança!

Um momento desafiador

Nos últimos meses, passamos por um contexto que jamais imaginamos viver. Em meio à ameaça silenciosa de um vírus desconhecido, uma pandemia se instalou no mundo e nos forçou a nos isolarmos nas nossas casas, nos distanciarmos fisicamente das pessoas que mais amamos e mudarmos completamente nossa rotina. A maneira como nos relacionamos em sociedade já foi invariavelmente impactada, e estamos, todos os dias, aprendendo a viver em uma realidade que não conhecemos.

Como educadores, nos deparamos, ainda, com mais um desafio: manter um ensino de qualidade para nossos alunos, reafirmando nosso compromisso ético com a educação. Aprendemos, em tempo recorde, a adaptar nossa prática e nossos currículos a uma modalidade não presencial. Não tem sido fácil, mas conseguimos.

Agora, estamos chegando a mais uma fase, que é a preparação para a retomada às aulas, em diferentes momentos em todo o Brasil. Retornaremos a uma escola diferente dá que deixamos antes do isolamento social, e também precisaremos, juntos, encontrar a melhor forma de passar por isso.

Nesse sentido, nós, do Colégio VIP, elaboramos este guia de implementação para a retomada das aulas, um resultado da junção entre uma pesquisa abrangente sobre como as escolas estão tocando essa retomada, o plano de higienização de hospitais e as orientações dos órgãos públicos.

Um retorno com responsabilidade

Para decidir sobre o momento mais adequado para a retomada às aulas, a escola irá avaliar diariamente a sua operação antes e durante o retorno, a fim de adequar às orientações de saúde do governo. Além disso, nossa retomada será gradual e dividida em fases da seguinte forma:

FASE 1
O isolamento vertical é obrigatório. A minoria das crianças voltará presencialmente. Todas as turmas com mais de 15 alunos serão divididas em dois grupos que irão se revezar semanalmente. O grupo que ficar em casa irá assistir a aula que será transmitida através de nossas salas do Google Meet.

FASE 2
O isolamento vertical é recomendável. Ainda há crianças em casa, mas é a minoria.

FASE 3
Não há isolamento vertical e a maioria dos alunos está indo para a escola. No entanto, as medidas de higiene ainda são necessárias.

OBS: Isolamento vertical: isolamento de apenas um grupo de pessoas; Isolamento horizontal: não há a seleção de grupos específicos, sendo recomendado que todos fiquem em casa.

 

Veja as atividades ao longo das fases:

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O espaçamento entre as fases dependerá da liberação dos órgãos públicos, da adesão das famílias e do acompanhamento diário em nossas escolas. Iremos comunicar a mudança de fases assim que tivermos a liberação para avançarmos com as medidas.

Ao entrar na escola teremos centrais de higienização, onde será obrigatório:
1. Desinfecção dos calçados no tapete sanitizante;
2. Mensuração de temperatura (pessoas que apresentarem temperatura superior a 37,5⁰C não poderão ter acesso à escola);
3. Higienização de mãos.

No ambiente escolar, seja sala de aula ou não, seguiremos os procedimentos:

1. Uso obrigatório de máscaras;
Educação infantil e fundamental (1º ao 3º ano) – Recomendado o uso de máscara;
Fundamental (4º ao 9º ano) e ensino médio: obrigatório o uso de máscara;
Todos os colaboradores farão uso de máscaras.

Para maior segurança e eficácia do uso das máscaras, iremos instituir uma rotina de troca das máscaras a cada 3h após a entrada na Instituição. Utilizaremos um sinal sonoro para avisar o momento da troca. Cada professor ficará responsável por garantir que os alunos estão utilizando da maneira correta e fazendo a troca correta da máscara. No momento da troca, os professores irão orientar que as máscaras sejam guardadas em sacos plásticos ou embrulhadas em envelopes/papel antes de guardá-las. Não será permitido o descarte da máscara na escola pois a mesma deverá ser descartada de forma adequada ou limpa e higienizada em suas respectivas residências.


2.
Dispensers de álcool em gel ou borrifador com álcool 70º em todos os ambientes, acompanhado sempre do procedimento de como higienizar as mãos com álcool em gel ou água e sabão;
3. É proibido compartilhamento de equipamentos eletrônicos, brinquedos, livros e demais materiais educativos, materiais de artes e colchonetes dentro da escola;
4. Os horários de alimentação, o controle de entrada e saída serão diferenciados a fim de evitar aglomerações;
5. Banheiros – será permitida apenas um aluno de cada vez mediante autorização dos professores ou inspetores, que também não permitirão que mais de um aluno saia de sala ao mesmo tempo.
6. O uso de bebedouros ficará restrito ao enchimento de garrafas individuais. Os alunos deverão levar suas próprias garrafas com água.
7. Não será permitido aglomeração nos corredores, salas, quadra, refeitório e demais espaços.
8. Se algum professor, colaborador ou aluno apresentar sintomas gripais ou qualquer outro indicativo da Covid-19, a direção deve ser imediatamente informada para que sejam encaminhados à assistência médica.

Outras providências:
Aumento da frequência de higienização das áreas de maior circulação, incluindo os banheiros, salas de aula, refeitórios e demais áreas de alimentação. Será feita a limpeza concorrente no mínimo a cada três horas e a limpeza terminal antes ou depois do expediente. Em alguns casos, pode ser necessária a realização da limpeza imediata.

Restringir o acesso dos pais ou responsáveis às dependências internas da escola, salvo em agendamentos prévios com a Secretaria.
Nas salas de aula, a limpeza será realizada sem a presença dos alunos, utilizando álcool 70% na higienização de superfícies, mobiliários, maçanetas, portas, carteiras escolares e materiais em geral.
Higienização das dependências da unidade educacional diariamente com água sanitária diluída (uma parte de água sanitária em nove partes de água potável), aplicando em todos os ambientes e deixando agir por dez minutos.
Programar a rotina de desinfecção com álcool 70% de superfícies, mesas, cadeiras, teclados, maçanetas e corrimão das áreas comuns de secretaria, portões de entrada, e até itens compartilhados, como canetas, pranchetas e telefones.
Disponibilização de lixeiras sem tampa em todos os ambientes escolares.
Afixar em diferentes espaços materiais informativo que possa ser visualizado com facilidade com instruções sobre a lavagem correta das mãos e sobre o uso do álcool em gel.
Garantir a maximização da ventilação natural em todos os ambientes escolares, mantendo portas e janelas abertas.
Elaborar um mapeamento prévio de cada sala e indicar onde cada aluno irá se sentar. Isso evitará que eles circulem pela sala escolhendo lugar.

Realizamos a sanitização e desinfecção de toda a escola no dia 01/08.
Veja o vídeo da realização do serviço.

 

No retorno dos alunos teremos 3 pilares igualmente relevantes:

Acolhimento
Como espaço agregador da comunidade, a escola deve acolher alunos e colaboradores que invariavelmente estejam enlutados, angustiados, ou mesmo que ficaram doentes e passaram por desconfortos físicos. Não dá para simplesmente ignorar todos esses meses e voltar às aulas como se estivéssemos de férias. Os professores irão desenvolver grupos de conversa e a coordenação estará receptiva para atender alunos e famílias que necessitem de uma maior acolhimento.

Avaliações Diagnósticas e Recuperação
Como e quanto será que nossos alunos aprenderam neste período de ensino não presencial? Sabemos que cada escola procurou se adaptar e driblar a distância da melhor forma possível. Porém, como tratou-se de uma prática nova para a maioria das escolas, é preciso entender e verificar o nível de aprendizagem de cada aluno. Então, iremos realizar uma avaliação diagnóstica inicial, seguida de programas de recuperação da aprendizagem, considerando rearranjos de calendário escolar com base nas prioridades curriculares para cada nível com o objetivo de ajustar o currículo e as modalidades de ensino para permitir o cumprimento dos principais objetivos de aprendizagem para o ano escolar.

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